Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Forças federais devem ficar na terra indígena Raposa Serra do Sol até decisão final do Supremo

Julgamento começou nesta quarta, dia 27, e foi suspenso por um pedido de vista do ministro Menezes DireitoO advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, disse nesta quarta, dia 27, que os agentes da Força Nacional de Segurança e da Polícia Federal permanecerão em Roraima no patrulhamento da Terra Indígena Raposa Serra do Sol até que haja uma decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a demarcação em área contínua.

O julgamento começou nesta quarta e foi suspenso por um pedido de vista do ministro Menezes Direito, após o relator, ministro Ayres Britto, votar pela manutenção da reserva com 1,7 milhão de hectares e pela saída de todos os não-índios da área.

? A Força Nacional deve permanecer na área até o deslinde final do julgamento, para manter paz social naquela localidade e evitar qualquer tipo de confronto. Há alguns não-índios que resistiram em sair, e o Supremo suspendeu a retirada deles até o fim dessa ação ? afirmou Toffoli.

Ele acrescentou que “a União entende que a decisão do STF tem que ser respeitada”.

? Não é com base em violência ou atentado contra o Estado de Direito que vai prevalecer essa ou aquelea posição ? acrescentou.

O ministro da AGU também considerou normal o pedido de vista diante da complexidade do tema e enfatizou que índios ou arrozeiros que descumprirem a lei serão punidos.

? A questão da paz social não pode condicionar o julgamento no STF. O tribunal julga de acordo com a Constituição ? concluiu.

Sair da versão mobile