Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fundo garantidor terá limite maior para compra de carteiras de crédito

Bancos pequenos e médios que têm dificuldades de captar dinheiro em função da crise global ganharão mais recursosO Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quarta, dia 17, resolução que poderá ampliar recursos disponíveis para pequenos e médios bancos, que, com a crise financeira internacional, enfrentam dificuldades para captar dinheiro.

Com isso, passa de 20% para 50% o limite percentual que o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para a compra de direitos creditórios (títulos que têm como lastro carteiras de crédito) de instituições financeiras e de sociedades de arrendamento mercantil (leasing).

A regra também vale para a aplicação em depósitos a prazo, em letras de arrendamento mercantil e em letras de câmbio de aceite de associadas, quando lastreados em direitos creditórios.

Conforme o diretor executivo do FGC, Antônio Carlos Bueno, com a aprovação da resolução pelo CMN, a idéia é disponibilizar dinheiro aos bancos com a garantia de que as instituições financeiras formarão carteiras de crédito no prazo de 30 dias. Os créditos servirão como garantia para o financiamento ofertado pelo fundo.

O limite anterior, de 20%, aplicava-se apenas à aquisição de direitos creditórios. O valor total do patrimônio líquido do FGC é de R$ 18 bilhões. O fundo foi criado em 1995, para garantir os depósitos dos clientes em caso de quebra de bancos.

Sair da versão mobile