Desde 2007, a cultivar Olisun 3, conhecida como alto oléico, em razão do elevado teor de ácido oléico, ganha as lavouras gaúchas. Os componentes (ácidos graxos) do óleo favorecem a redução da gordura trans, conhecida por elevar o risco de infarto e acidente vascular cerebral, na comida processada.
No ano passado, foram plantados 926 hectares em escala comercial para a empresa Giovelli, de Guarani das Missões, que compra a produção. Três anos antes, a empresa fazia testes com a cultivar híbrida. A Giovelli transforma o grão em óleo bruto, que depois é repassado para uma refinaria em São Paulo. Quem adquire o produto é uma multinacional norte-americana de alimentos. Os 2,3 mil hectares semeados neste ano deverão gerar 2 mil toneladas de óleo bruto.
? Em três anos, a multinacional quer atingir 10 mil toneladas ? afirma o diretor comercial da empresa, Osmar Giovelli.
A empresa trabalha também com o girassol convencional, cultivado neste ano em 10 mil hectares. As duas variedades não podem ser misturadas. Quem opta pelo girassol alto oléico tem mais regalias. O produto tende a ser mais valorizado do que o tradicional, mas não há regra.
No caso da Giovelli, o preço foi preestabelecido no plantio em R$ 51 a saca, mas o produtor ganha o frete. Para garantir que a carga não será misturada, a empresa busca o grão na propriedade.
? Quem está plantando tem garantia de comprador, um mercado cativo certo ? diz Wilson Groff, engenheiro agrônomo da empresa.
Pelo segundo ano, a família do produtor Odilo Donadel, 68 anos, cultiva o girassol alto oléico em cem hectares, em Guarani das Missões e São Luiz Gonzaga. Antes, plantavam canola. Donadel substituiu a cultura depois de uma perda na lavoura e de saber dos incentivos que a empresa dá para o plantio da nova variedade de girassol. Ele só investiu em diesel num primeiro momento.
? Ganhei adubo da empresa para plantar girassol. Eu pago depois, com a produção ? diz o produtor.
Donadel, que é também comerciante, vende em seu mercado o salgadinho processado com o óleo que ajudou a produzir.
? O óleo é extremamente nobre, faz bem ao organismo ? diz o pesquisador da Embrapa Soja de Londrina (PR) Claudio Portela de Carvalho.