Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo do Distrito Federal regulamenta uso de lixo orgânico como fertilizante agrícola

Serviço de Limpeza Urbana irá produzir o adubo e doá-lo a agricultoresOs mais de 19 mil produtores rurais do Distrito Federal ganharam um aliado na busca por um solo mais fértil. O governador José Roberto Arruda assinou nesta semana o Termo de Ajustamento de Conduta que garante e regulamenta o uso do lixo orgânico como fertilizante agrícola, produzido pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O adubo será doado aos agricultores.

Mensalmente, o SLU tem capacidade para produzir seis mil toneladas de composto orgânico, resultado da coleta do lixo de cozinhas e jardins. Para receber o adubo, o produtor rural precisa de uma autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no DF. Plantações localizadas em área de proteção ambiental não podem usar o fertilizante.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wilmar Luís da Silva, a assinatura do acordo atende ao anseio dos agricultores em voltar a receber o adubo produzido pelo SLU. O termo assinado em conjunto com a Superintendência Regional do Ibama permitiu a retomada da produção.

? No ano passado, distribuímos 50 mil toneladas de composto. Mas, o serviço precisou ser suspenso por falta de autorização ambiental no final de 2007 ? afirmou Silva.

A agricultora Joana Darc comemorou a assinatura do documento. Moradora da Colônia Agrícola de Samambaia, ela produz milho e mandioca.

? O composto do SLU é natural, não tem resíduos químicos. Além de melhorar a produção rural, reaproveita o lixo ? comentou.

Sair da versão mobile