Em Illinois, a parcela da safra em condição boa a excelente caiu 15 pontos porcentuais, para 37%. Em Indiana, que está enfrentando estiagem e solo seco, a parcela boa a excelente caiu 10 pontos porcentuais, para 27%. Em Iowa, maior Estado produtor de milho dos EUA, a avaliação boa a excelente subiu um ponto porcentual, para 68%.
A queda na avaliação das lavouras de milho foi uma das maiores já vistas recentemente e reflete o fato de que a safra está diminuindo, disse o analista Terry Reilly, do Citigroup. Apenas 24% das lavouras de soja de Indiana recebeu avaliação boa a excelente, queda de oito pontos porcentuais ante a semana passada.
Em Illinois, a queda foi de 12 pontos porcentuais, para 35% de bom a excelente. Enquanto isso, em Iowa, as lavouras receberam chuvas benéficas, 62% da safra de soja foi avaliada como boa a excelente, elevação de dois pontos porcentuais sobre a semana passada. Cerca de 12% das lavouras de soja estão em período de floração, mais do que a média dos últimos cinco anos de 4%.
Para o trigo de inverno, o governo manteve a avaliação boa a excelente em 54%. A safra de Kansas recebeu 40% de boa a excelente, mesma proporção da semana anterior. Produtores haviam cultivado 59% da safra de trigo de inverno até domingo, mais do que os 48% obtidos uma semana atrás e acima da média de 27% do mesmo momento do ano passado, segundo o USDA. Em Kansas, cerca de 96% da colheita foi feita, mais do que a média de 28%, segundo o USDA.
O USDA informou que 77% da safra de trigo de primavera do país recebeu avaliação boa a excelente, o que significa melhora de um ponto porcentual em uma semana. Na Dakota do Norte, principal Estado produtor de trigo de primavera, 89% da safra tinha condição boa a excelente, aumento de dois pontos porcentuais ante a semana passada. A porcentagem das lavouras que perfilou no Estado aumentou de 28% para 60% em uma semana. Normalmente, 11% das lavouras do Estado teriam perfilado. Nacionalmente, cerca de 57% das lavouras perfilaram, ante média de 18% em cinco anos.
Para o algodão, as condições das lavouras melhoraram significativamente em relação ao mesmo momento do ano passado. Os 15 Estados produtores informaram que 53% das lavouras apresentam condição “boa” ou “excelente”, ante 27% no mesmo momento de 2011. A parcela em proporção ruim ou muito ruim totalizou 15%, menos do que os 41% em 2011, quando o clima prejudicou a safra do Texas.