O resultado de 2010 deve ser atribuído ao PSI-BK, que oferece condições atraentes para a compra de máquinas agrícolas, como taxas de juros favorecidas de 5,5% ao ano e prazo para reembolso de até dez anos, com carência de dois anos. Até a safra de 2009/2010, esses equipamentos eram financiados somente pelos programas de Modernização da Frota de Tratores, Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota) e de Incentivo à Irrigação e à Armazenagem (Moderinfra).
? Os financiamentos do PSI-BK são importantes porque incluem a aquisição de máquinas e equipamentos que aumentam a capacidade produtiva da agricultura, como cultivadores motorizados, tratores de rodas e de esteiras, colheitadeiras e retroescavadeiras ? afirma Alexandre Xavier, responsável pelo acompanhamento de mercado de insumos no Ministério da Agricultura.
Para os próximos meses, as perspectivas são favoráveis e o programa foi prorrogado, de dezembro deste ano para março de 2011.
? A previsão é de estabilidade nas vendas das máquinas, que devem se manter no patamar de 2010 ? enfatiza. Os financiamentos de investimentos do PSI-BK contam com a programação de até R$ 4 bilhões, dos R$ 100 bilhões previstos no Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2010/2011.