O ministério é responsável pelo fomento, apoio financeiro e organização da logística dos projetos de produção integrada, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A tecnologia utilizada na produção dos seis alimentos, que tem por base a proteção do meio ambiente e inclusão social, foi desenvolvida pela Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Universidade Federal de Viçosa e associações de produtores.
Certificação oficial
Produtores que aderem voluntariamente ao Sapi têm a garantia da certificação oficial de seus produtos. Com o selo do governo federal, agricultores ampliam oportunidades de vendas tanto no mercado interno quanto externo. Estima-se que 2,5 mil produtores e empresas agropecuárias já aderiram ao sistema, o que corresponde a uma área produtiva de 63,9 mil hectares.
A certificação oficial é fornecida por órgãos credenciados no Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). Até o momento já foram publicadas pelo Ministério 18 normas técnicas específicas de produção integrada, todas para frutas.