Governo lança normas para produção integrada de seis novos produtos

Soja, leite, amendoim, arroz irrigado, café e batata terá regras específicasSoja, leite, amendoim, arroz irrigado, café e batata são os novos produtos que serão contemplados com normas técnicas específicas de produção integrada (Sapi) em 2009. Inicialmente serão beneficiados pela regulamentação do Ministério da Agricultura os Estados do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais e região Nordeste.

O ministério é responsável pelo fomento, apoio financeiro e organização da logística dos projetos de produção integrada, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A tecnologia utilizada na produção dos seis alimentos, que tem por base a proteção do meio ambiente e inclusão social, foi desenvolvida pela Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Universidade Federal de Viçosa e associações de produtores.

Certificação oficial

Produtores que aderem voluntariamente ao Sapi têm a garantia da certificação oficial de seus produtos. Com o selo do governo federal, agricultores ampliam oportunidades de vendas tanto no mercado interno quanto externo. Estima-se que 2,5 mil produtores e empresas agropecuárias já aderiram ao sistema, o que corresponde a uma área produtiva de 63,9 mil hectares.

A certificação oficial é fornecida por órgãos credenciados no Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). Até o momento já foram publicadas pelo Ministério 18 normas técnicas específicas de produção integrada, todas para frutas.