Sem uma portaria interministerial que defina a regra para os leilões, os produtores ficam sem receber subsídios do governo e o temor se agrava a cada dia porque, com a perspectiva de safra recorde de grãos, não há espaço suficiente para armazenar toda a produção.
? Tenho feito críticas públicas a eles (técnicos da Fazenda). Isso, efetivamente, está me preocupando ? disse o ministro.
O assunto está em debate entre os dois Ministérios desde o início do ano. De um lado, a Agricultura exige uma tramitação menos burocrática para realização de operações de apoio à comercialização. Do outro, a Fazenda deseja tornar o processo mais eficiente do ponto de vista financeiro.
Com isso, os debates entre profissionais têm sido constantes, assim como o vaivém de minutas entre os dois ministérios. Enquanto isso, o produtor fica de braços cruzados.
? Terão que resolver isso nos próximos dias ? afirmou Stephanes.
Em entrevista na semana passada, no entanto, o ministro disse acreditar que até a última segunda, dia 15, tudo estaria resolvido. Até agora, no entanto, o assunto ainda está em suspenso.