Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Instituto Mineiro de Agropecuária viabiliza certificação de 1.294 propriedades de café em 2010

Para este ano, o Certifica Minas estima a inclusão de 300 novas propriedadesO Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) viabilizou a certificação de 1.294 propriedades de café em 2010. Número este que atende às expectativas do Governo de Minas Gerais, ultrapassando a meta fixada pelo Projeto Estruturador Certifica Minas.

Para 2011, o Certifica Minas, estima a certificação de 300 novas propriedades, disponibilizando para o mercado nacional e internacional 1,5 mil propriedades certificadas. A certificação agrega valor ao produto e atesta a conformidade do café com as exigências do mercado internacional.

A certificação de café é coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e gerenciado pelo IMA. A inscrição no Programa de Certificação, a assistência técnica e as orientações para adequação das propriedades são feitas, gratuitamente, pela Emater-MG.

Na fase de adequação, o produtor recebe orientação e executa trabalhos para atender à legislação trabalhista, ambiental e de boas práticas de produção. Feitas as modificações o IMA faz a auditoria de conformidade nas propriedades e emite relatório recomendando ou não a certificação que é válido por um ano.

Se aprovado pelo Instituto o produtor será auditado pela certificadora suíça IMO Control do Brasil, conveniada com o Governo Mineiro, que é responsável pela auditoria de certificação das propriedades. A certificação concedida pela IMO Control permitirá o acesso a grandes mercados consumidores como Europa, Estados Unidos e Japão. A cada ano o IMA realiza auditorias nas propriedades que já foram certificadas para renovar a certificação.

A certificação de propriedades de café é de adesão voluntária e está disponível para todos os produtores independente de seu porte (pequeno, médio ou grande) inclusive com a inserção de produtores da agricultura familiar. Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, a certificação de café permite aos produtores ampliar a inserção de seu produto em outros mercados, agrega valor ao produto e garante a qualidade.
 
? Com a certificação das propriedades cafeeiras todos saem ganhando: o produtor amplia seu mercado e agrega valor ao seu produto, o consumidor tem um café de qualidade em sua mesa e o mercado mineiro fica mais competitivo e abre mercado em outros países ? afirma Rodrigues Neto.

Sair da versão mobile