A nova diretoria é composta ainda por mais 13 sojicultores e tem como prioridade número um atuar como um agente mobilizador e articulador junto aos governos federal, estadual e prefeituras para solucionar os problemas de logística em Mato Grosso.
– A Aprosoja não tem recursos nem expertise para realizar as obras necessárias, mas possui um poder de mobilização que considero fundamental para destravar esses problemas. Cuidarei pessoalmente dessa mobilização – disse o novo presidente da entidade.
Fávaro ressaltou ainda que o desenvolvimento do Estado passa obrigatoriamente pela melhoria das vias de escoamento da produção.
– Rodovias, ferrovias e hidrovias não são meras vias de escoamento, elas representam a carta de alforria para as pessoas isoladas e sem oportunidades. Com uma logística moderna e eficiente, poderemos levar aos municípios mais pobres, a oportunidade de melhoria da qualidade de vida para seus cidadãos – afirmou Fávaro.
O governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, reconhece que o agronegócio tem gerado renda e emprego e se comprometeu em intensificar a política de atração de indústrias para agregar valor à produção primária.
– Temos que dar poder de competitividade aos produtores, por isso vamos continuar e estreitar ainda mais a parceria com a Aprosoja. O Governo sabe da importância e reconhece os resultados gerados pelo setor para a economia do Estado – disse Silval.
Fávaro citou o fortalecimento das relações com as entidades coirmãs, como a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e o Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) no seu discurso de posse.
O presidente do Sistema Famato, que reúne além da Federação o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), Rui Prado, disse que a parceria com a Aprosoja é fundamental para o fortalecimento da representação de classe das entidades do agronegócio.
– A Aprosoja é uma entidade consolidada como a representante dos sojicultores no Brasil e até fora. A missão agora é continuar a mostrar a importância que o setor tem dentro da economia e da sociedade – disse Prado.
Durante toda a terça e a quarta, dias 13 e 14, a nova diretoria esteve reunida discutindo o planejamento estratégico da entidade para 2012.