Segundo o presidente da CNT, Clésio Andrade, a população atribui as conquistas recentes do país, como a escolha do Brasil para sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, ao trabalho do presidente Lula. De acordo com ele, a ministra Dilma Rousseff já estaria sendo beneficiada por isso nas intenções de voto.
? A força do presidente Lula nas eleições vai ser muito grande. Isso é inegável. Se as pessoas sentirem o risco de mudança, com certeza a ministra Dilma ou qualquer outro candidato do presidente Lula tem boas as condições de ganhar ? avaliou Andrade.
A pesquisa também simulou a disputa para as eleições do ano que vem. No primeiro cenário, José Serra aparece com 31,8% dos votos. Dilma Roussef vem em segundo, com 21,7%, seguida do deputado federal Ciro Gomes e da senadora Marina Silva.
No segundo cenário, sem José Serra, Dilma segue em segundo, com 21,3% dos votos. Ciro Gomes vem na frente, com 25% das intenções. Em terceiro aparece o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. A ex-ministra do Meio Ambiente continua em quarto.
Na projeção para um segundo turno, Serra segue à frente de Dilma, mas com uma diferença menor.
Se o segundo turno fosse entre a ministra e o governador de Minas, a candidata do presidente Lula sairia na frente, com 36,6% dos votos, contra os 27,9 de Aécio.