O coordenador de Planejamento Estratégico do Ministério, José Garcia Gasques, explicou que o principal fator determinante para o bom comportamento do VBP em 2010 é a maior produção esperada. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2009/2010 será de 143,95 milhões de toneladas de grãos.
Pelo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a colheita atingirá 145,1 milhões de toneladas. Os dois números divulgados esta semana estão apenas abaixo – mas muito encostados – do resultado do ciclo de dois anos atrás, de 144,1 milhões de toneladas e 146 milhões de toneladas, respectivamente.
Café
O café foi um dos produtos identificados como de maior ganho este ano, de 20,6%. Também merecem destaque cana-de-açúcar (6%), cebola (34%), laranja (9,1%), soja (9%) e uva (4,8%). Na outra ponta, o amendoim (baixa de 26,7%), o arroz (queda de 15,5%), o feijão (recuo de 13,5%) e o fumo (queda de 7,1%) devem apresentar desempenho desfavorável.
A região Nordeste é a que deve apresentar o maior aumento real do valor da produção em relação ao ano passado, um incremento de 7,7%. Gasques ressaltou que o bom comportamento do VBP na região está sendo puxado por alguns Estados específicos, como Maranhão, Piauí e Ceará. Isso porque há expectativa de bons resultados de produção em lavouras como feijão, mandioca e milho. Já nas regiões Centro Oeste e Norte, o Ministério conta com uma redução do VBP. Nas demais, deve haver pouca variação em relação a 2009.