Agricultura

Míssil do Exército Brasileiro cai em plantação de soja, diz deputado

Em nota, o Exército Brasileiro admite que um dos foguetes lançados desviou da rota prevista e atingiu uma plantação

Um míssil do Exército Brasileiro caiu em uma plantação de soja, em Formosa, Goiás. A informação é do deputado federal José Nelto (PP-GO), que falou sobre o assunto na noite de quarta-feira (11), na Câmara dos Deputados.

Foto: Imprensa/Deputado José Nelto

“Recebi uma notícia aqui de que caiu um míssil na minha cidade de Formosa, lá no Forte Santa Bárbara. Ele foi lançado e mudou o trajeto, caindo perto da cidade, numa plantação de soja”, disse.

Na região fica localizado o Forte Santa Bárbara, um centro de artilharia de mísseis e foguetes do Exército.

“Diante deste grave incidente, eu convido o ministro da Defesa, o comandante do Exército e o comandante do Forte de Santa Bárbara a comparecerem no plenário ou na comissão para dar as explicações. Como pode um míssil ser lançado e ser desviado?”, questionou.

Exército

Em uma nota enviada CNN, o Exército afirma que abriu uma investigação para apurar uma falha no lançamento de um foguete padrão, em Formosa (GO), nesta quarta-feira, que acabou caindo em uma plantação de soja, fora do campo de treinamento.

“Após o incidente, a equipe de instrutores e monitores, acompanhados da equipe médica do exercício, compareceu ao local do impacto, onde constatou não haver vítimas ou danos materiais. O exercício foi planejado para ocorrer dentro dos limites do Campo de Instrução de Formosa (CIF), tendo sido adotadas todas as medidas de segurança. O Exército Brasileiro e a AVIBRAS já estão trabalhando nas investigações”, diz um trecho da nota do Exército.

A investigação deve durar 30 dias.