Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Mudança no padrão brasileiro da soja pode afetar exportação, diz Anec

Segregação de grãos avariados e de quebrados é o ponto que traz maior preocupação, segundo engenheira agrônoma da entidade

A consulta pública para a mudança do padrão brasileiro da soja, proposta pelo Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento (Mapa), que vence dia 23 de maio, está trazendo preocupação à Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). “Pode inviabilizar toda a cadeia logística”, adverte a engenheira agrônoma da entidade, Chantal Baeumle Gabardo, no IX Congresso Brasileiro de Soja – Mercosoja 2022, que ocorre em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O padrão atual é de 8% de grãos avariados, 1% de matérias estranhas, 14% de umidade e 30% de quebrados. Na nova proposta do Mapa, a umidade passa para 13%, e os grãos avariados são segregados em 8%, 10%, 12%, 14% e 16%. Os quebrados também são segregados.

Conforme a entrevistada, o ponto que traz maior preocupação é a estratificação em cinco tipos do grupo II, ampliando os limites de avariados. Já a redução de umidade é vista como positiva pela Anec.

Chantal ressalta que a associação quer que o padrão de qualidade seja alto, para que o Brasil não perca mercados. Segundo ela, é difícil recuperar a imagem no exterior, caso o padrão do Brasil seja pior do que a qualidade exigida pelos países de destino.

PREÇO SOJA

Sair da versão mobile