Em São Paulo, a Capital Nacional do Morango, Atibaia, a 60 km da capital, tem crescido cada vez mais na produção de soja. Entre 2016 e 2021, a área plantada com a oleaginosa mais do que dobrou no município, indo de apenas 480 hectares para cerca de mil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E mais incremento vem por aí.
O produtor rural Fabio Felício Infantozzi já criou gado de leite e de corte, além de morango, mas há dez anos migrou para a soja. Ele semeia o grão em uma área de aproximadamente 400 hectares e tem colhido bons resultados.
“Esse ano iniciamos o plantio no começo de outubro e devemos estar colhendo as primeiras [áreas] já em março. Tivemos um pouco de dificuldade com o excesso de chuva, mas para a soja foi excelente, e isso atrasou um pouco o plantio”, conta.
Segundo ele, os desafios desta safra foram referentes ao preparo da terra. “A gente já veio de uma safrinha com pouca chuva, não gerando tanta matéria orgânica e agora foi esse excesso de chuva que atrasou um pouco o nosso plantio, mas prevemos um resultado muito bom, com 80 sacas por hectare, porque o desenvolvimento da planta está excelente”.
Vantagens sobre outras regiões o país
Infantozzi detalha que a produção de soja em Atibaia é atípica porque a região é conhecida como produtora de morango e flores. “A gente tem um desafio muito grande por conta do terreno ser acidentado, então temos uma certa dificuldade em pulverizações e com a curva de nível porque é um terreno um pouco mais difícil de ser trabalhado. Estamos mais ou menos em uma altitude média de 800 metros, [onde] o clima é muito estável. Temos índice de 1.400 a 1.500 mm por ano de chuva. Assim, os nossos resultados, comparados com outras regiões do país, é bem satisfatório”, considera.
Outra vantagem do município quanto ao cultivo da oleaginosa é na hora de realizar o escoamento da produção devido à proximidade com portos e trens, além de armazéns para o estoque da safra. “Toda essa relação de custo de diesel por saca diminui muito para nós por termos tantos acessos fáceis ao porto como ao silo”, afirma o produtor.
Crescimento da soja em Atibaia
O secretário de Agricultura de Atibaia, Gabriel Sola, tem acompanhado de perto o crescimento da cultura da soja no município. Ele prevê um aumento de 50% na área plantada com a oleaginosa já nesta safra 2022/23.
“Nos últimos cinco anos, notamos o crescimento exponencial da soja no município. Atualmente, temos cerca de 1.500 hectares de soja plantada, o equivalente a quase 82 mil sacas por ano. Acompanhando o crescimento dos últimos anos, que a colheita venha a crescer cerca de 5% a 10% em relação ao último ano”, compara.