A nova fábrica será construída, em Sorocaba, a cerca de 90 quilômetros da capital paulista. A instalação da unidade, empreendimento orçado em US$ 600 milhões, envolverá a criação de outras empresas como a de peças, gerando empregos indiretos.
A produção inicial será de 70 mil unidades, praticamente a metade do que havia sido cogitado, há dois anos, no momento da assinatura de protocolo de intenções com o governo paulista. Na época, o projeto foi adiado devido à crise financeira internacional, deflagrada no final de 2008.
? Porém, a previsão que eles têm para os próximos anos é de 400 mil veículos. Claro que isso vai depender da reação da economia. De qualquer forma já é um grande investimento ? avaliou Goldman.
Segundo o governador, tanto o governo estadual como a prefeitura vão fazer obras de infraestrutura para viabilizar o empreendimento, tais como a melhoria das vias de escoamento na Rodovia Castello Branco, de oferta de energia elétrica e da rede de água e esgoto.
Para Goldman, a nova fábrica deve impulsionar a economia regional e trazer efeitos benéficos também em nível nacional.
? Haverá mais emprego, produção e riqueza ? disse.
O governador deu destaque, ainda, para a possibilidade do aumento da arrecadação de impostos quando a fábrica estiver em operação. As obras devem começar em setembro. Por enquanto, estão sendo feitos os serviços de terraplanagem.