Nova Zelândia e Israel confirmam casos de gripe suína

Espanha registra segunda ocorrência, e Bélgica nega seis suspeitasAutoridades sanitárias da Nova Zelândia confirmaram nesta terça, dia 28, que pelo menos três pessoas contraíram a gripe suína no país. Os infectados fariam parte de um grupo de estudantes e professores que visitaram recentemente o México.

Em Israel, o primeiro caso confirmado é do jovem Tomer Vayim, de 26 anos, que tinha retornado do México na semana passada. Um segundo caso de possível contágio está sendo investigado em um hospital na cidade de Kfar Saba. O Ministério da Saúde israelense aumentou nas últimas horas de 3 para 4 o nível de alerta, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Confira gráfico com as regiões atingidas

Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.

Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

Já o governo espanhol notificou a segunda ocorrência, na cidade mediterrânea de Valência, que se junta ao de um jovem detectado na segunda-feira. O rapaz de 23 anos se tornou o primeiro caso confirmado na Espanha – e na União Européia – de gripe suína, após voltar do México em 22 de abril, aonde foi em viagem de estudos. O jovem, que mora na localidade de Almansa, recebeu medicação contra o vírus desde o primeiro momento.

O estudante, que continua isolado no centro hospitalar, continua sua recuperação e pode receber alta médica “em dois ou três dias”, informaram hoje as autoridades locais. Todos os casos suspeitos descobertos na Espanha são de jovens que retornaram do México nos últimos dias. O número de pacientes suspeitos de terem gripe suína no país veio aumentando desde domingo e já foram contabilizados cerca de 20 em estudo, espalhados por todo o território nacional.

Suspeitas na Bélgica têm resultados negativos

Já na Bélgica, os seis possíveis casos de gripe suína detectados apresentaram resultados negativos. Destes seis cidadãos belgas – três crianças e três adultos -, quatro tinham retornado do México, um dos Estados Unidos e o último da Argentina, mas todos tinham estado em contato com alguém que voltava do território mexicano.

O governo anunciou ontem que não vai mais comunicar casos de suspeita, e que informará apenas se houver algum confirmado.

Saiba os locais em que a doença teria se manifestado:

AMÉRICA DO NORTE

MÉXICO = A Prefeitura da Cidade do México informou nesta segunda-feira que, nas últimas horas, foram registradas mais sete mortes que podem ter sido causadas pelo vírus da gripe suína, o que, se for confirmado, elevaria o número de vítimas na capital para 22 e para 152 em todo o país. O país tem ao todo 1,6 mil casos suspeitos.

CANADÁ = Canadá confirmou quatro ocorrências de gripe suína, todos elas em estudantes de um colégio na província da Nova Escócia, e com sintomas leves.

EUA = Em discurso na Academia Nacional das Ciências, Obama disse que o governo está acompanhando muito de perto a situação sobre a gripe suína. O vírus já foi detectado em 42 pessoas no país.

EUROPA

ALEMANHA = Três pessoas, dois homens e uma mulher, foram internadas em um hospital de Bielefeld, no norte da Alemanha, com suspeita de terem contraído a gripe suína.

DINAMARCA = O hospital de Hvidovre, nos arredores de Copenhague, confirmou também hoje a internação de quatro pessoas, e outras duas serão hospitalizadas ao longo do dia. Um dos pacientes é uma mulher que retornou há poucos dias à Dinamarca após realizar uma viagem ao México, epicentro do foco de gripe suína.

ESPANHA = Nesta terça-feira, teve o segundo caso confirmado e cerca de 20 são suspeitos. Foi o primeiro país a confirmar caso fora da América do Norte.

FRANÇA = As autoridades sanitárias francesas estão investigando novos casos “suspeitos” de gripe suína de pessoas que viajaram ao sul dos Estados Unidos ou ao México, confirmou hoje o Instituto de Vigilância Sanitária (INVS) francês.

GRÃ-BRETANHA (ESCÓCIA) = Duas pessoas internadas em um hospital da Escócia após voltar de uma viagem ao México estão com gripe suína. Os dois, ambos escoceses, chegaram na terça-feira passada do México, onde foi declarado um grave foco de gripe suína, e se internaram com sintomas de gripe.

SUÉCIA = O Instituto de Doenças Contagiosas da Suécia confirmou que cinco pessoas, das quais pelo menos dois estiveram recentemente no México, foram internadas em centros hospitalares do país.

AMÉRICA DO SUL

BRASIL = Há três casos suspeitos da doença em Minas Gerais. Um casal que voltou de lua de mel em Cancún foi internado e isolado em hospital Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

PERU = Um possível caso de uma pessoa infectada pela gripe suína no Peru foi detectado em um voo que chegou a Lima procedente do México, disse hoje o ministro da Saúde peruano, Oscar Ugarte, que afirmou que os resultados dos exames no paciente estarão prontos nas próximas 48 horas.

CHILE = Autoridades chilenas investigam oito casos suspeitos de gripe suína no país, cujo diagnóstico será conhecido nesta terça-feira. Desde a sexta-feira foram descartados cinco casos suspeitos no país, onde até o momento não se confirmou a presença da doença.

ÁSIA

ISRAEL = O Ministério da Saúde de Israel confirmou hoje o primeiro caso de contágio de gripe suína no país, após exames realizados em um dos dois suspeitos. O jovem de 26 anos tinha retornado do México na semana passada.

OCEANIA

NOVA ZELÂNDIA = A Nova Zelândia confirmou nesta terça-feira pelo menos casos da doença. Os infectados fariam de parte de um grupo de estudantes e professores que visitaram recentemente o México.

Direto do México, o repórter Marcelo Gonzatto relata como o país está lidando com o surto de gripe suína e as atitudes das autoridade para combater a doença