O produtor rural Joel Ragagnin assumiu nesta quinta-feira, 1º, a presidência da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO). Ele vai comandar a entidade até junho de 2024. A eleição foi realizada em assembleia virtual no dia 17 de junho, por aclamação da chapa única
Natural de Frederico Westphalen (RS), Ragagnin é engenheiro agrônomo e trabalha com a família em propriedades localizadas nos municípios goianos de Jataí, Caiapônia e Montes Claros de Goiás. Nessas áreas, são produzidos soja, milho e feijão. Ele também integra as diretorias do Sindicato Rural de Jataí e da Aprosoja Brasil, e é coordenador regional do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (Gaas).
Segundo Ragagnin, um dos principais objetivos à frente da Aprosoja-GO será fortalecer a entidade, que hoje tem cerca de 500 produtores associados, somando uma área de soja próxima a um milhão de hectares.
Ele assume a entidade em um momento que preocupa os produtores de grãos, já que há cerca de 30% de perdas confirmadas nas lavouras de milho em Goiás. O plantio tardio, a falta de chuvas (até 50 dias de seca em algumas localidades) e o ataque severo de cigarrinhas consolidaram o cenário de prejuízos.
Também compõem a nova diretoria Bartolomeu Braz e Clodoaldo Calegari como vice-presidentes; Luciano Guimarães e Carlos Moresco como diretores administrativos; e Charles Peeters e Eliézer Goulart como diretores financeiros.