Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Obama anuncia nomes de sua equipe econômica

Secretário do Tesouro será Timothy Geithner, presidente da unidade em Nova York do FEDO presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta segunda, dia 24, os nomes de boa parte da equipe econômica do futuro governo. O secretário do Tesouro será Timothy Geithner, presidente da unidade em Nova York do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano. (Assista à reportagem)

Geithner será o encarregado de controlar os gastos públicos dos Estados Unidos e tentar tirar o país da recessão. Ele é conhecido por ser defensor do livre mercado e do equilíbrio nas contas públicas. Obama também anunciou outros quatro nomes da equipe.

O futuro presidente dos Estados Unidos, que assumirá o cargo em 20 de janeiro, também contará com a ajuda de membros da administração de Bill Clinton, que governou o país até 2000. Secretário do Tesouro no último um ano e meio do governo Clinton, Lawrence Summers foi nomeado para o Conselho Econômico Nacional.

Professora da Universidade da Califórnia em Berkeley, Christina Romer será a chefe do Conselho de Consultores Econômicos da Casa Branca, órgão consultivo que assessora o presidente na tomada de decisões sobre a economia.

O presidente eleito norte-americano também confirmou Melody Barnes, atualmente na equipe de transição de governo, como diretora do Conselho de Política Doméstica, cuja subdiretora será Heather Higginbottom. Para completar a equipe econômica, ainda faltam as indicações para as Secretarias de Comércio e de Comércio Exterior.

Ao apresentar os nomes, Obama disse que os indicados devem começar a trabalhar imediatamente para reverter a situação da economia norte-americana. Segundo ele, não pode haver demora em encarar uma crise que classificou de proporções históricas.

O presidente pediu atenção à classe média e às necessidades da indústria automobilística, mas ressaltou que não pretende dar dinheiro ao setor sem exigir contrapartidas. Obama voltou a pedir aos parlamentares norte-americanos que aprovem, sem demora, um pacote para reaquecer a economia do país.

Para estimular a atividade econômica e combater o desemprego, Obama prometeu aumentar os investimentos públicos em infra-estrutura e restabelecer a confiança no sistema bancário e no mercado financeiro. Com as medidas de estímulo, segundo Obama, é possível criar 2,5 milhões de empregos no próximo ano.

De janeiro a outubro, 1,2 milhão de postos de trabalho foram fechados nos Estados Unidos, o que elevou para 10 milhões o número de norte-americanos desempregados.

Sair da versão mobile