Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Operação prende líder do MST em Santa Catarina

Ação pretende frustrar tentativas de invasões de áreas públicas no Sul do EstadoUma força-tarefa entre Polícia Militar e Ministério Público prendeu na noite de quinta, dia 28, o coordenador estadual do Movimento dos Sem-Terra (MST) em Santa Catarina, Altair Lavratti.

Mais três pessoas ligadas ao MST são procuradas. A ação autorizada pela Justiça de Imbituba (SC) teve como objetivo frustrar tentativas de invasões de áreas públicas no Sul do Estado.

O comandante da PM em Imbituba responsável pela operação, major Evaldo Hoffmann, disse que os investigados estavam arregimentando famílias da região para invadir áreas da Zona de Processamento e Exportações (ZPE) e do BNDES.

? Cada líder comunitário que angariasse 10 famílias ganharia R$ 2 mil de prêmio ? apurou o major Hoffmann com o MP.

A investigação contou com escutas telefônicas autorizadas pela Justiça. Os investigados também foram monitorados enquanto faziam reuniões. Para reunir o maior número de participantes, o MST teria oferecido infraestrutura como água e luz, além de cestas básicas às famílias.

O coordenador do MST definiu como ato de injustiça a sua prisão. Ele negou que estivesse mobilizando a invasão.

? Com tantos homicídios por aí, a polícia recai sobre nós ? lamentou.

Pelo menos 30 PMs foram mobilizados na operação para cumprir quatro mandados de prisão preventiva decretados pelo juiz Welton Rubenich, de Imbituba. A polícia surpreendeu o líder numa reunião que era realizada numa usina de reciclagem. Os outros três procurados são sindicalistas ou líderes comunitários.

Sair da versão mobile