A premiação do Oscar reconhece os melhores filmes de cada ano. No entanto, obras cinematográficas são feitas por pessoas, assim como a produção rural. A soja ilustra como poucas essa realidade. Com o empenho de produtores e os estudos de pesquisadores, a oleaginosa é a grande estrela da agricultura brasileira.
Para homenagear quem trabalha há décadas para colocar o grão no papel de destaque que ocupa hoje, o Projeto Soja Brasil realiza todos os anos o concurso Personagem Soja Brasil.
Nesta edição, o evento de entrega está marcado para quarta-feira (26), às 19h (horário de Brasília), na sede do Canal Rural, em São Paulo. A ocasião será transmitida ao vivo pela TV, site e mídias sociais do veículo.
Após ter ficado 40 dias no ar, a votação – que contava com as participações de três produtores e três pesquisadores – alcançou o maior número de participações da história do concurso, ficando 50,5% acima da anterior, que já havia sido recorde.
Ao todo, serão quatro agraciados com a honraria:
- Um produtor e um pesquisador eleitos pelo voto popular
- Um produtor e um pesquisador escolhidos pela Comissão Julgadora
Quem são os participantes?
Os três produtores indicados ao Personagem Soja Brasil são os listados abaixo. Para conhecer a história de cada um, clique no nome:
Já os pesquisadores são os seguintes (cuja trajetória é possível ter acesso clicando, também, em cada nome):
- Dionísio Pisa Gazziero (Embrapa)
- Edivaldo Domingues Velini (Unesp)
- Erlei Melo Reis (Instituto Agris)
Esses personagens foram escolhidos por suas valiosas contribuições à soja brasileira. Importante destacar que, independentemente dos vencedores, os seis concorrentes são essenciais ao desenvolvimento da oleaginosa brasileira no mundo.
O Projeto Soja Brasil está em sua 11ª temporada, sendo uma iniciativa do Canal Rural em parceria com a Aprosoja Brasil.