Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Países em desenvolvimento devem ter queda no PIB deste ano

De acordo com relatório do BID, as exceções são apenas Índia e ChinaCom exceção de Índia e China, os países em desenvolvimento devem ter queda no produto interno bruto (PIB) deste ano. Mesmo assim, os emergentes devem conduzir a recuperação da economia mundial. É o que afirma um relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo o BID, o Brasil também não escapa de um resultado negativo neste ano, mas ele deve ser menor que o de outros países da América Latina.

Segundo a instituição, a crise deve causar uma forte desaceleração das economias em desenvolvimento. Depois de um crescimento de 5,9% em 2008, o resultado deste ano deve ser uma alta de 1,2%, puxada, principalmente por Índia e China. Tirando esses dois países do cálculo, o PIB dos emergentes deve cair 1,6%. Mesmo assim, o desempenho seria bem melhor que o dos países ricos, que devem ter uma queda de 4,5% no PIB deste ano. O que, na avaliação do BID, faz com que os emergentes tenham condições de conduzir a recuperação da economia global.

Para a instituição, a crise atingiu as remessas de capital privado para os emergentes, que tiveram uma forte queda neste ano. Por outro lado, eles foram beneficiados pela baixa nas commodities. Sobre o Brasil, o banco avalia que o país também deve ter PIB negativo neste ano. Mas destaca que a economia brasileira está mais resistente que a de outros países latino-americanos e deve sofrer menos. As projeções para o Brasil são de queda de 1,1% no PIB deste ano e crescimento de 2,5% no ano que vem. Para a América Latina como um todo, o BID projeta redução de 2,2% neste ano e crescimento de 2% em 2010.

Sair da versão mobile