Tem chovido bem na região de soja da Cooperativa Coopavel, que atua em 20 municípios do oeste e sudoeste do Paraná. Segundo a cooperativa, a situação das lavouras é muito boa. Entretanto, devido ao atraso no plantio devido a falta de chuvas, a colheita que normalmente já teria começado, ainda não iniciou.
“As lavouras estão um espetáculo. Já a colheita, que normalmente inicia no dia 10 de janeiro, terá um atraso médio de 30 dias. Devemos colher alguma coisa no final de janeiro”, afirma a cooperativa.
Segundo relatório da cooperativa, do dia 11 de janeiro, 4% das lavouras estão em fase de desenvolvimento vegetativo, 30% em floração, 62% em enchimento de grãos e 4% em maturação.
O rendimento médio esperado está previsto em 3.960 quilos por hectare. Na safra passada, a produtividade média final na região da Coopavel foi estimada em 4.045 quilos por hectare.
Outro fator favorável ao produtor de soja na região é o preço. “O valor da saca de 60 quilos a balcão está em R$ 156”, diz a cooperativa.