O mês de setembro é marcado pelo fim do vazio sanitário da soja. No Paraná, o período fitossanitário se encerra neste sábado (10) e os produtores aguardam a largada da safra no estado.
Assim, o plantio da soja está oficialmente liberado pelo Ministério da Agricultura após os tradicionais 90 dias que exigem a ausência total de plantas vivas de soja na lavoura.
Projeção para o Paraná
O Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral-PR) estima que a produção da safra 22/23 de soja deve chegar a 21,5 milhões de toneladas, uma alta de 78% em relação ao ciclo anteior, quando foram colhidas 12,56 milhões de toneladas.
A área plantada com o grão nesta temporada deve ficar em 5,7 milhões de hectares, contra 5,670 milhões de hectares no ciclo 21/22. A previsão de produtividade média é de mais de 3,700 mil quilos por hectare (61,6 sacas).
- Paraná e Rondônia iniciam plantio da soja no dia 10, mas La Niña preocupa
- Tecnologia e produtividade são temas da Abertura Nacional do Plantio da Soja. Veja participantes
O vazio sanitário, que começou no dia 6 de junho, é uma das estratégias de controle da ferrugem asiática da soja. Este foi o primeiro ano que o Ministério da Agricultura, por meio de uma portaria da secretaria de defesa agropecuária, estabeleceu um calendário que deve ser seguido por todos os estados brasileiros.