Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Paraná reduz estimativa de produção de soja para 10,7 milhões de toneladas

Segundo Departamento de Economia Rural, impactos provocados pela estiagem foram fatores decisivos para a diminuiçãoO Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná, reduziu nesta segunda, dia 27, a estimativa para a safra 2011/2012 de soja do Estado para 10,7 milhões de toneladas, ante 11,7 milhões de toneladas na estimativa de janeiro. A revisão ocorreu depois de uma reavaliação dos impactos causados pela estiagem desde o final do ano passado até meados de fevereiro. O prejuízo com a oleaginosa é estimado em R$ 2,54 bilhões.

Com isso, a estimativa para a safra total de verão passou de 18,2 milhões de toneladas em janeiro para 17,3 milhões de toneladas de grãos. No total, o prejuízo financeiro é de R$ 3,29 bilhões, de acordo com comunicado do Deral.

O órgão apresentou também sua primeira estimativa para a produção de trigo, de 2,5 milhões de toneladas, ante 2,4 milhões em 2010/2011. Já a previsão para o milho safrinha, cujo plantio está em andamento, foi mantida em um recorde de 9,6 milhões de toneladas, com área plantada de 1,9 milhão de hectares.

De acordo com o diretor do Deral, Otmar Hubner, a principal opção do produtor para a segunda safra deve ser o milho safrinha, cuja estimativa é que alcance a maior área já ocupada com a cultura.

Sair da versão mobile