Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Perícia que avalia cobrança de royalties por soja transgênica é concluída no Rio Grande do Sul

Trabalho de análise de amostras do grão da safra passada se iniciou em outubro de 2010Os representantes da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja) receberam o resultado de perícia pedida pela Justiça em relação à suposta cobrança irregular de royalties pela empresa Monsanto. O trabalho de análise de amostras do grão transgênico da safra passada se iniciou em outubro de 2010.

Segundo o laudo, a comercialização e produção destas sementes e a venda posterior é tratada pela lei de cultivares. E pela legislação, o produtor pode plantar e reservar parte da produção para replantio sem precisar pagar novamente.

O advogado da Aprosoja, Néri Perin, afirma que a empresa estaria cobrando os royalties em três momentos, quando deveria cobrar apenas uma vez.

? Ela está cobrando, num primeiro momento, das instituições de pesquisa. Ela cobrou, num segundo momento, dos produtores de semente, na venda de sementes que a empresa recebe também. E está cobrando, por ocasião da comercialização dos grãos dos agricultores quando vão vender a produção destas sementes ? explica.

As partes do processo deverão ser intimadas a partir de agora para que se manifestem sobre o resultado da pesquisa.

Em nota, a Monsanto informa que desconhece suposto laudo elaborado nesta ação. A empresa afirma ainda que eventual perícia que contenha qualquer imprecisão técnica poderá ensejar impugnação e recursos, pelo que o seu conteúdo não é definitivo, até que exista sobre ele uma decisão transitada em julgado.

Sair da versão mobile