A pesquisa envolveu a análise de 473 espécies cujos registros são bem documentados nas florestas de Concord desde a época de Thoreau, o climatologista norte-americano que anotou em cadernos quando e onde as plantas floresciam e registrou sistematicamente o período de floração de cerca de 500 espécies.
A idéia de identificar as mudanças ocasionadas pelas diferentes estações do ano serviu como notável registro que, comparado com o cenário atual, tornou possível a um grupo de cientistas avaliar as alterações na vegetação promovidas pelas mudanças climáticas globais. Um assustador total de 27% das espécies documentadas pelo escritor simplesmente deixaram de existir no local, enquanto que 36% estão presentes em número tão reduzido que não durarão muito tempo.
Mudanças aceleradas na temperatura levam a alterações nos períodos das atividades sazonais, o que é particularmente sentido por alguns tipos de plantas e flores, como orquídeas e lírios. Das 21 espécies de orquídeas observadas por Thoreau, apenas sete foram encontradas atualmente. O artigo destaca que a temperatura média na região aumentou 2,4ºC nos últimos 100 anos e estima-se que subirá ainda de 1,1ºC a 6,4ºC nos próximos 100.
? Espécies cujos períodos de floração não se adaptaram a mudanças na temperatura estão sumindo. Por outro lado, espécies cujos períodos de floração foram alterados para começar mais cedo têm se desenvolvido melhor sob condições mais quentes ? destacaram.