Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Pesquisador da Fundação ABC é um dos indicados ao Personagem Soja Brasil

Focado no manejo de resistência de plantas daninhas, ele é natural de Ponta Grossa (PR) e ajudava o avô na fazenda desde criança

O prêmio Personagem Soja Brasil – Safra 21/22, que reconhece os maiores nomes da cadeia da oleaginosa, está com a votação aberta. Desta vez, três produtores rurais e três pesquisadores concorrem. Todos possuem vasta experiência no ramo e, ao longo dos anos, deram contribuições fundamentais ao desenvolvimento da cultura que é a protagonista da agricultura nacional.

Para te ajudar a escolher, estamos diariamente contando a trajetória de cada um deles e, agora, é a vez do pesquisador da Fundação ABC, Luis Henrique Penckowski, que trabalha no manejo de resistência de espécies como Amaranthus sp e Lolium sp na soja e em outras culturas. Natural de Ponta Grossa, Paraná, ele tratava gado e operava trator desde criança, na fazenda do avô. “O meu desenvolvimento sempre esteve muito ligado à terra”, conta.

Para ele, a ciência das plantas daninhas é motivadora porque, a cada ano, novos desafios aparecem e é preciso encontrar soluções contínuas. “A questão da resistência, que temos de colocar como um ponto importante no manejo, é promover a diversidade, com a rotação de cultura, aumento de palha no sistema, não usar um único herbicida”, contextualiza.

Penckowski sempre costuma dizer que não é possível evitar a resistência, mas atrasá-la significa economia ao agricultor. “Resistência custa caro para o produtor. Outro ponto importante a ser levado em consideração é que muitas plantas daninhas são hospedeiras para pragas e doenças. Então, muitas vezes, um percevejo que está atacando a sua soja ou o seu milho pode estar se escondendo naquela planta daninha”, explica.

Perfil do pesquisador

O pesquisador destaca que o perfil profissional de quem está inserido na área de agronomia e, especificamente, na de plantas daninhas, é daquele que não tem medo do trabalho e que deseja continuar estudando sempre, além de ter paixão pelo que faz.

“É muito gratificante ser indicado [ao Personagem Soja Brasil] pelo segundo ano consecutivo […]. Minha família está muito contente, meus filhos ficaram muito alegres. Acho que temos de ser uma inspiração para nossos filhos”, diz.

Clique aqui para votar em Luis Henrique Penckowski

Sair da versão mobile