Pesquisadores trabalham na preservação de abelhas em extinção no Rio Grande do Sul

Espécie é capaz de produzir mel de cor branca, que atrai a curiosidade dos estudiososA região dos Campos de Cima da Serra é o habitat das abelhas Meliponini, mais conhecidas como abelhas sem ferrão. Pesquisadores da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária estão trabalhando desde 2005 na potencialidade da região para produção dessas espécies

O estudo é feito em uma área de Floresta com Araucária conservada no interior do município de Cambará do Sul. Na propriedade do apicultor Sélvio de Macedo Carvalho, existem ninhos da espécie Guaraipo, que estão em extinção no Rio Grande do Sul.

A pesquisadora da Fepagro, Sidia Witter, explica que o objetivo inicial foi identificar quais as espécies de árvores que são adequadas para a construção dos ninhos.

? Nós identificamos estas árvores para ver qual é a espécie que a abelha gosta, além de medir o diâmetro destas árvores para poder entender a biologia da abelha para poder oferecer ao produtor uma possibilidade de outra atividade que seria a meliponicultura, que seria a criação racional das abelhas sem ferrão ? afirma.

Uma das características da abelha Guaraipo é a produção do chamado Mel Branco. Este mel, bastante claro e de sabor característico, é produzido, de acordo com o conhecimento popular, pelas flores de duas espécies de árvores, Carne de Vaca e a Gramimunha.

A comercialização do produto atualmente é restrita à região. Conforme a pesquisadora, a ideia é criar uma unidade demonstrativa na propriedade do apicultor e incentivar outros agricultores a expandir a produção regional.

? Nós vamos tentar montar uma unidade demonstrativa dentro da propriedade do produtor para divulgar a importância das abelhas para a produção de mel nos Campos de Cima da Serra para outros produtores da região ? salienta.

Um projeto, financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, busca a origem botânica do Mel Branco. Além disso, as pesquisas querem descobrir quais as propriedades do produto para a saúde humana.