Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Políticas para a fruticultura são apresentadas para países do Cone Sul

Setor brasileiro ainda exige estímulos para ampliar mercado? Promover a agroindustrialização para fortalecer as cadeias produtivas de frutas é a estratégia do Ministério da Agricultura para agregar valor e melhorar a qualidade do produto final ? diz o chefe da Divisão de Culturas Permanentes e Florestas Cultivadas do Mapa, Gustavo Araújo, que apresentará as políticas para o setor no Frutal Cone Sul, em Bento Gonçalves (RS), até este sábado, dia 7.

Araújo explica que essa ação contribui para diminuir as perdas ao longo do processo de comercialização e permite o estoque da produção em épocas de preços baixos. Para apoiar o desenvolvimento sustentável da fruticultura brasileira, o ministério oferece crédito para investimento, custeio e comercialização, de forma a agregar valor ao sistema agroalimentar da fruticultura.

Em 2008, dos R$ 361,7 milhões aplicados em comercialização de frutas, 50% foram por Empréstimo do Governo Federal (EGF) destinados à vitivinicultura e 40% para a Linha Especial de Crédito (LEC), sendo R$ 132 milhões para a cadeia produtiva da maçã e R$ 11,5 milhões para a do pêssego.

Embora o Brasil seja o terceiro maior produtor mundial de frutas, tem participação inferior a 2% no mercado mundial de frutas frescas, o que, segundo o técnico do Mapa, demonstra o comportamento mais comum dos países produtores.

? A maior parte da produção é consumida internamente e, no caso do Brasil, apenas pequena parte tem sido processada em sucos, polpas, doces, frutas secas e outros produtos ? completa Araújo. 

Sair da versão mobile