A colheita da soja já começou no Paraná, ou melhor, no núcleo regional Pato Branco, já que as demais 19 regiões ainda não começaram os trabalhos. Até o momento 642 hectares foram colhidos por lá, contra os 192 de uma semana antes, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral).
A entidade destaca que as lavouras estão melhores no Paraná nesta semana, chegando a 83% das áreas em boas condições, 14% em médias e 3% ruins. Na semana anterior 82% estavam em boas condições, 15% em condições regulares e os mesmos 3% estavam ruins.
A maioria das lavouras está em fase de enchimento de grãos por lá, 36% em floração, 5% em germinação e 4% estão prontas para colheita. Na semana passada, 44% estavam em enchimento de grãos, 43% em floração, 10% em germinação e 2% prontas para colher.
Campo Mourão
O desenvolvimento das lavouras de soja em Campo Mourão, no noroeste do Paraná, é considerado muito bom. Conforme o engenheiro agrônomo da Coamo, Lucas Gouvea, não faltam chuvas sobre a região.
“Choveu por aqui no último final de semana, a meteorologia indica novas precipitações até quarta-feira, voltando no sábado. Isso favorece a recuperação das lavouras que sofreram com as secas no início da safra. Temos tido só notícias boas desde então”, comemorou.
A área plantada com soja na região é estimada em 56,7 mil hectares. A produtividade é projetada em 4,2 toneladas por hectare.
As lavouras se dividem entre as fases de florescimento (15%), frutificação (80%) e maturação (5%). A colheita, devido ao atraso no plantio, deve começar na segunda quinzena de fevereiro.