Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Paranaguá embarca volume recorde de farelo de soja em um único navio

Graneleiro com mais de 200 metros de comprimento atracou no porto para embarcar 108,577 mil toneladas do produto

Exportação de soja. Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná

O porto de Paranaguá (PR) está promovendo uma operação de embarque recorde de farelo de soja, que é inédita para o porto. O graneleiro Pacific Myra, com 292 metros de comprimento e 45 metros de largura está sendo carregado com 108,577 mil toneladas do subproduto, que terá como destino a Holanda. O navio atracou no berço 214 no último final de semana e segue sendo carregado.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, lembrou que Paranaguá vem apresentando uma evolução nos embarques do produto desde o ano passado. Em junho de 2020 foram carregadas 102,2 mil toneladas em um único navio, o Pacific South. Um mês depois, em julho, foram 104,2 mil toneladas embarcadas no E.R Bayonne.

“Agora estamos embarcando mais de 108,5 mil. Todos no mesmo berço. Estamos nos superando a cada novo grande embarque, e conseguindo carregar cada vez mais, com segurança e eficiência”, afirmou.

A embarcação atracou no porto de Paranaguá no último sábado, 10, por volta das 17h. Na tarde desta segunda-feira, 12, ainda restavam 65 mil toneladas para completar a carga. A previsão é que o navio zarpe no próximo dia 14, quarta-feira, às 3h.

Com bandeira panamenha, o navio Pacific Myra tem capacidade para carregar até 180 mil toneladas de granéis sólidos. A embarcação está entre as maiores do segmento a operar no porto de Paranaguá.

Luiz Teixeira da Silva Júnior, diretor de Operações da Portos do Paraná, destaca as vantagens dessa operação, com navio de maior porte. Os custos envolvidos nessas operações são relativamente menores na comparação com navios de médio porte. “Estamos carregando praticamente o dobro de carga em um único navio”, completou. Ele destacou, ainda, que a operação envolveu um planejamento diferenciado da Portos do Paranaguá.

Leia mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile