Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

PR: colheita da soja segue atrasada no estado, mas uma região está adiantada

Entretanto, outras duas importantes regiões colheram menos da metade do ritmo normal para o período. Confira a sua região!

A colheita da soja da safra 2020/2021 no Paraná atinge agora um total de 58% da área de 5,5 milhões de hectares, segundo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral). Isso representa um atraso, se comparado aos 75% da mesma época da temporada passada. No estado, uma região está colhendo mais rápido do que no ano passado. Mas outras grandes produtoras estão com o ritmo de colheita pela metade.

O núcleo de Francisco Beltrão já colheu 95% de sua área de 281 mil hectares de soja, ou seja, está muito próximo do ritmo registrado na safra 2019/2020, que era de 97%. A região é a que mais colheu soja no estado até o momento. Já a região que menor soja recolheu é União da Vitória, com apenas 10% (no ano passado haviam recolhido 25% no período).

Quem está adiantado soja

Já Irati é a única região que está com um ritmo de colheita de soja mais adiantado que no ano passado. Até o momento, a região colheu 35% da área de 190 mil hectares, contra os 25% da mesma época do ano passado.

Já Guarapuava, que colheu até agora 35% da área de 288 mil hectares, está exatamente no mesmo ritmo de 2019/2020.

Quem está muito atrasado soja

Tirando as regiões acima, todo o resto está atrasado nos trabalhos. Abaixo vamos destacar duas regiões grandes, que plantam mais de 300 mil hectares com soja e uma pequena. Todas apresentam um ritmo de colheita inferior a metade dos percentuais do ano passado.

Cornélio Procópio só conseguiu colher 14% de sua área de 352 mil hectares, contra 58% do mesmo período de 2020.

Londrina é outro que só conseguiu colher 36% da área de 324 mil hectares de soja, contra os 90% do ano passado.

Paranavaí não tem uma grande área como os citados anteriormente. Por lá foi colhido apenas 30% da área de 66 mil hectares. Mas o ritmo também é menos da metade do que os 75% do ano passado.

Qualidade das lavouras

Segundo o Deral, 81% das lavouras de soja restantes apresentam boa qualidade, 17% estão regulares e 2% estão ruins.

Por lá, 81% das lavouras estão em fase de maturação e 18% em fase de frutificação. O 1% que falta para completar os 100% não foi citado no levantamento.

Leia mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile