“Reflexo desses diferenciais estruturais e estratégicos, o Minerva não observou diminuição de margens neste início de 2009, e prevê um aumento de produção em março de aproximadamente 20% com relação a fevereiro, atingindo 75% de utilização da capacidade instalada”, diz a nota.
Ainda segundo a companhia, os volumes de exportação começaram a reagir no mês passado, “reflexo da penetração nos mercados robustos do Oriente Médio e norte da África”.
O Minerva lembra que a sua participação nas exportações brasileiras de carne in natura atingiu 16,4% no quarto trimestre do ano passado, ante 11% no trimestre imediatamente anterior.
De acordo com o comunicado, o montante de caixa supera todos os vencimentos de curto prazo, o que minimiza os riscos de refinanciamentos.
“A companhia tem como um dos pilares a sólida política financeira, com a manutenção do elevado saldo de caixa – que fechou fevereiro com o valor de aproximadamente R$ 450 milhões (excluindo recursos do BNDES ainda a serem desembolsados) – e a concentração de no mínimo 80% da dívida no longo prazo.”