A consultoria Safras estima ainda um avanço de 9% na área plantada em todo o país, passando de 25,103 para 27,268 milhões de hectares. O rendimento médio deve avançar, passando de 2.665 para 3.024 quilos por hectare.
O analista da Safras & Mercado, Flávio França Júnior, indica que, como já foi visto nessas últimas cinco temporadas, observa-se um sentimento otimista dos produtores em direção à soja, como resultado do nítido predomínio de fatores de estímulo sobre os fatores negativos para o setor. Ele descreve que houve lucratividades brutas médias positivas em 2011/2012 para a atividade do sojicultor, que contou ainda com boa disponibilidade de crédito. No mercado, os preços médios melhoraram, e a sinalização é de cotações ainda mais firmes na Bolsa de Mercadorias de Chicago em 2013, comenta França Júnior.
Ainda sobre os aspectos que motivam o produtor a investir na soja, França Júnior destaca o ótimo fluxo de vendas antecipadas da safra que será colhida em 2013. Quase metade da safra futura já está comprometida em negócios. Outro fator positivo é o consumo firme, apesar das preocupações com a crise econômica global. França Júnior ressalta, ainda, o aumento no nível de utilização de tecnologia nas lavouras, além do recuo de área em produtos alternativos.