Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores de arroz pedem crédito emergencial e corte de dívidas

RS estima perda de 70 mil hectares das lavouras em função das chuvasReunidos nessa quinta, dia 21, em Porto Alegre (RS), produtores de arroz pediram aos Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário crédito emergencial de R$ 2,5 mil por hectare perdido com as chuvas no Rio Grande do Sul e abatimento de dívidas de custeio e investimento. A Federação das Associações de Arrozeiros (Federarroz) estima que aproximadamente 70 mil hectares foram perdidos com as chuvas.

Os agricultores reivindicam abatimento de 50% nos financiamentos de investimento, no caso daqueles que perderam até metade de sua área semeada. Nos contratos de custeio, pedem redução proporcional aos prejuízos na lavoura.

O presidente da Federarroz, Renato Rocha, disse que o setor terá uma audiência com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, na próxima semana para receber a resposta do governo. Na reunião, dez produtores de Restinga Seca, Agudo e Cachoeira do Sul apresentaram um relato dos problemas causados pelas chuvas. Em alguns casos, apesar de terem replantado a área mais de uma vez, não será possível produzir porque o trabalho foi destruído por novas chuvas, explicou o dirigente.

A Emater informou nessa quinta, em relatório da agropecuária gaúcha, que os últimos dias foram de reconstrução de canais, taipas e vias de acesso para os produtores atingidos pelas chuvas. Nos demais casos, os agricultores priorizaram o manejo e combate de pragas.

Em alguns casos, a baixa insolação torna o desenvolvimento da safra apenas regular, comentou o órgão, mas há tempo para a recuperação. A safra tem 15% da área em fase de floração e 5% em enchimento de grãos. O Instituto Riograndense do Arroz estima a área semeada em 1,073 milhão de hectares.

 

Sair da versão mobile