Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Em protesto, produtores de Santo Ângelo (RS) exigem apoio contra endividamento

Manifestação "Te mexe produtor" é realizada no centro do município gaúchoProdutores de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul (RS), realizam nesta sexta, dia 29, um protesto, no centro do município, contra as perdas registradas na última safra. O "Movimento Te Mexe Produtor" é organizado pelo Sindicato Rural de Santo Ângelo e tem o apoio da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja RS) e da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil).

Entre as reivindicações que serão apresentadas estão um seguro rural efetivo, acesso a sistemas de irrigação e políticas de inclusão dos produtores. Conforme levantamento da Aprosoja RS, das últimas 10 safras agrícolas, pelo menos oito registraram problemas. Em algumas localidades, produtores tiveram perdas de 90% nas lavouras o que gerou grande endividamento.

Nesta semana, em entrevista ao programa Mercado & Cia, do Canal Rural, o presidente do Sindicato Rural de Santo Ângelo, Rogério Milanesi, afirmou que, especificamente na região do município, o predomínio é de pequenos produtores. Com propriedades de 25 hectares, em média, a quebra de 60% da safra de soja no Estado compromete o sustento das famílias.

– Não tem produtor, aqui ou em outro lugar, que esteja preparado para tanta seca – enfatizou.

Milanesi pede uma política mais efetiva, que abranja todo o Rio Grande do Sul. Ele lembrou que Estados como Paraná, São Paulo e Minas Gerais têm uma contrapartida maior do governo no seguro agrícola.

– E não é só a seca. Nós precisamos de algo que abranja mais o nosso Estado. Nós temos concorrência com o Mercosul na questão do trigo, da cabotagem com o deslocamento do trigo para o Nordeste, que é uma conta alta que o produtor paga. Nós temos o problema do Seguro Agrícola, que não há um programa efetivo para o nosso Estado – citou.

Sair da versão mobile