Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

RS: colheita da soja avança com tempo seco, mas segue muito atrasada

Segundo levantamento realizado pela Emater-RS, 54% da área foi colhida até agora, contra os 81% do mesmo período do ano passado

A colheita da soja segue bastante atrasada no Rio Grande do Sul, aponta o levantamento da Emater-RS. Segundo a entidade, até o momento apenas 54% da área de 6 milhões de hectares foi colhida. Na mesma época do ano passado o ritmo era de 81% e na média histórica 73%.

“A colheita avançou significativamente por mais uma semana, se encaminhando para o
final em algumas regiões. Propriedades menores já estão encerrando a atividade”, afirma a Emater-RS.

As áreas remanescentes se dividem ainda em 9% em fase de enchimento de grãos e 37% em fase de maturação.

soja colheita

Confira a análise da Emater por região!

Bagé

A colheita avançou para 35% da área ocupada com a soja. As condições climáticas foram favoráveis à operação, mas na progressão dos dias o teor de umidade nos grãos já estava aquém do ideal, gerando alguns danos mecânicos ao tegumento, prejudicando a produção de sementes.

As precipitações ocorridas no dia 11/04 devem amenizar a situação. A produtividade continuou satisfatória, em média, acima da expectativa inicial, chegando a até 4.800 quilos por hectare, incomuns para a região, contudo, em microrregiões com menores precipitações, as produtividades partiram de 1.500 quilos por hectare.

A média de umidade nos grãos oscilou próximo a 13%, e colheitadeiras trabalharam em baixa velocidade, pela alta produção e para minimizar as perdas no processo de trilha.

As lavouras estabelecidas a partir da segunda quinzena de dezembro ainda estão com folhas verdes, tendo potencial produtivo menor, considerando o estresse hídrico na primeira quinzena de março.

Caxias do Sul

Os dias ensolarados e secos permitiram o avanço acelerado da colheita que já ultrapassa os 50% da área cultivada. O rendimento médio obtido é de 3.825 quilos por hectare, confirmando a expectativa inicial e garantindo boa rentabilidade ao produtor.

O grão está chegando ao cerealista praticamente seco facilitando o fluxo de recebimento nos armazéns por dispensar a secagem do produto.

Passo Fundo

As lavouras de soja estão com a colheita em 80%. O desenvolvimento continua satisfatório. Conforme a colheita avança, a produtividade diminui, principalmente em plantios efetuados em dezembro.

Erechim

As lavouras de soja estão com a colheita em 70%. A produtividade média de 3.720 quilos por hectare, 11% maior que a média do estado. Municípios com mais tradição no cultivo como Quatro Irmãos, Ipiranga do Sul, Jacutinga e Sertão, a produtividade é maior que quatro mil quilos por hectare.

Frederico Westphalen

Por lá, 80% da área de soja foi colhida. As condições climáticas favoráveis da semana foram importantes para acelerar a colheita, que acontece dentro da normalidade, porém um pouco atrasada em relação ao ano anterior em função da falta de chuvas no momento do plantio.

Se confirma a boa expectativa de produtividade, alcançando 3.660 quilos por hectare – 5% superior à inicial e 44% maior que do ano passado.

Santa Maria

A ausência de chuvas na semana permitiu avanço na colheita da soja, que ultrapassou 45%. A chuva somente no final de semana (dias 10 e 11), permitiu esse avanço exponencial na colheita.
Ijuí

A atividade de colheita da cultura da soja foi realizada com grande intensidade entre os dias 6/04 (terça-feira à tarde) até 10/04 (sábado), chegando a 70%. À medida que a colheita avançou, a umidade dos grãos colhidos foram baixando rapidamente, impactando na quebra de grãos na trilha, principalmente nos horários mais quentes do dia.

A umidade da massa de grãos chegou próxima a 10%, considerada muito baixa para a realização da colheita, pois causa perdas de grãos pela debulha de vagens na plataforma de corte e diminuição do peso total do produto colhido.

A diminuição da umidade no solo e aumento da umidade relativa do ar provocou maturação mais rápida e desuniforme nas cultivares tardias, causando aumento de grãos verdes e diminuição de peso dos grãos maduros.

Houve leve queda da produtividade média das lavouras semeadas em dezembro e cultivares de ciclo mais longo. Produtores com áreas menores em conclusão da colheita da cultura, restando as propriedades com maiores áreas cultivadas.

Pelotas

Com uma safra histórica, sojicultores e toda população serão beneficiados com a geração de renda advinda da safra a ser comercializada, através do ingresso e circulação do dinheiro na economia.

A colheita avançou na semana. Produtores encontram dificuldades na contratação de fretes devido à alta procura e também à concorrência com os produtores de arroz que ainda estão colhendo a safra.

Isto tanto para caminhões de média capacidade, com 18-20 toneladas como os de grande capacidade, de até 40 toneladas. Lavouras permanecem sem a ocorrência significativa de pragas e doenças.

Santa Rosa

A colheita avançou significativamente, passando de 27% para 52% na semana de 5 a 11/04. O percentual de área colhida é ainda maior (58%) nos municípios da Fronteira Noroeste, devido às áreas serem menores, ter o maior número de colheitadeiras, e as distâncias dos pontos recebedores dos grãos serem menores.

Já nas Missões, onde as áreas cultivadas são significativamente maiores, o percentual é menor (48%) devido principalmente às distâncias e logística um pouco dificultada. As produtividades são variadas, entre 35 e 80 sacas por hectare.

Há solicitações pontuais de Proagro nos municípios. Um aspecto relevante nesta safra é o percentual de produtores que estão faturando o produto assim que entregam na cooperativa, ou seja, aproximadamente 80% da produção é faturada logo após a entrega, em função do pagamento das operações de crédito e o preço.

Soledade

Mais uma semana de atividades intensas de colheita; o predomínio de tempo firme favoreceu essa operação que atinge 60% da área cultivada.

Leia mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile