Rumo Logística inicia em São Paulo obras de terminal ferroviário para transporte de açúcar

Unidade de Itirapina faz parte de projeto que pretende mudar escoamento da produção do Centro-Sul do paísA Rumo Logística, empresa do Grupo Cosan, anunciou nesta terça, dia 28, o início das obras do terminal de Itirapina (SP), município entre São Carlos e Rio Claro, a cerca de 220 quilômetros da Capital, com investimento de R$ 200 milhões. A unidade integra o pacote de investimento já anunciado de R$ 1,3 bilhão, para mudar o transporte de açúcar produzido na região Centro-Sul do país, de rodoviário para ferroviário.

O anúncio das obras e os detalhes do projeto da Rumo Logística serão apresentados nesta terça ao governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), na unidade da empresa em Sumaré (SP). O programa prevê o escoamento de 11 milhões de toneladas de açúcar por ano por meio de ferrovias até 2013.

? As obras do terminal de Itirapina, integradas às ações da Rumo, devem retirar até 30 mil caminhões das estradas por mês ? prevê o presidente da companhia, Julio Santana.

Os investimentos da Rumo preveem, ainda, a instalação de cobertura em um terminal de exportação de açúcar em Santos (SP), a aquisição de 50 locomotivas e 739 vagões, e a duplicação de trechos ferroviários da America Latina Logística (ALL) até o Porto de Santos.