O substitutivo ao projeto de lei 1876/99 foi elaborado no ano passado por uma comissão criada na Câmara. Sob críticas dos ambientalistas e no contexto das negociações eleitorais do ano passado, a votação do substitutivo foi adiada para 2011. O governo federal, diante da pressão, já admite mandar um novo substitutivo para a Câmara, o que irritou os ruralistas.
Segundo a Associação Brasileira do Agronegócio em Ribeirão Preto (Abag-RP), organizadora da reunião da próxima semana, o intuito do encontro é cobrar uma posição dos parlamentares e ampliar o lobby pela aprovação do texto original. Além de Rebelo, foram convidados os deputados Moreira Mendes (PPS-RO), presidente da Frente Parlamentar Agropecuária da Câmara, Duarte Nogueira (PSDB-SP), líder do partido na Câmara, e os ruralistas Mendes Thame (PSDB-SP) e Marcos Montes (DEM-MG). O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) também deverá estar no evento. São esperadas mais de mil lideranças e agricultores, segundo a Abag-RP.
O encontro da próxima semana precede a manifestação de agricultores prevista para o dia 5 de abril, em Brasília, também para defender a aprovação do texto de Rebelo. Na terça da semana que vem termina o prazo para que o substitutivo de Rebelo receba emendas e a data prevista para a votação é 15 de abril.