Os produtores de milho do Estado temem enfrentar os problemas da safra passada. Com a falta de locais para estocagem, uma grande quantidade do grão ficou armazenada a céu aberto. O IMEA projeta crescimento de mais 12% na safrinha, em relação ao período 2008-2009. O volume deve passar de 9,5 milhões de toneladas, um resultado recorde. O número também está quase 16% acima do divulgado em fevereiro.
Para o IMEA, o aumento se deve a uma maior área plantada e maior produtividade. O levantamento de março do instituto estima a área plantada em cerca de dois milhões de hectares e a produtividade deve ficar próxima dos 80% sacas por hectare.
A projeção para a soja contrariou a expectativa dos produtores. Mesmo com problemas de clima e a incidência de pragas, o IMEA calcula produção recorde. O volume deve ser quase 8,5% maior do que em 2008-2009 e pode chegar próximo dos 19 milhões de toneladas, número maior do que o estimado em fevereiro. A estimativa de área plantada também aumentou e deve ficar em 6,2 milhões de hectares.