Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Sampaio deixa Secretaria de Agricultura de SP na próxima semana

Secretário decidiu que não vai esperar a definição de seu substituto e para desocupar o cargoUm mês após comunicar ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que deixaria o comando da secretaria de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, decidiu que não vai esperar a definição de seu substituto e deixará o cargo na próxima segunda, dia 18.

A sua saída havia sido antecipada pela Agência Estado em março, quando o secretário lembrou que, antes mesmo de assumir o posto, informou ao governador que ficaria por alguns meses à frente da pasta, pois pretende dar prosseguimento a projetos pessoais.

Sampaio ocupou o posto nas administrações José Serra e Alberto Goldman e foi mantido por Alckmin. É possível que o Palácio dos Bandeirantes defina um nome para substituir o secretário até segunda ou opte por manter, interinamente, o atual secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento, Antonio Julio Junqueira Queiroz. A maior dificuldade para a definição do novo secretário é o DEM, que não respondeu se aceitará assumir a pasta. Nesta quinta, dia 14, o presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), o ex-senador Marco Maciel (PE) e o deputado federal ACM Neto (BA) se reuniram com Alckmin e sugeriram o nome do deputado federal Rodrigo Garcia (SP) para o cargo.

? As negociações caminharam bem ? disse um assessor de Garcia, sem dar detalhes.

Com a saída do vice-governador Guilherme Afif Domingos da sigla, rumo ao PSD, o DEM cobra uma pasta pelo apoio histórico dado ao PSDB no governo paulista. Nos bastidores, o DEM tem pleiteado a secretaria de Desenvolvimento Econômico, ocupada hoje também pelo vice-governador. Caso não tenha sucesso na empreitada, a sigla pode ocupar a Agricultura, apesar dos ganhos políticos limitados que a pasta pode trazer para o Rodrigo Garcia, cuja intenção é ser candidato a prefeito de São Paulo em 2012.

? Faz sentido o Rodrigo Garcia ser secretário de Agricultura, porque ele já foi adjunto, é produtor rural e tem conhecimento do tema ? disse uma fonte ligada ao Palácio dos Bandeirantes.

O deputado federal foi secretário-adjunto de Agricultura de Antonio Cabrera Mano Filho, que comandou a pasta durante do governo Mário Covas, entre 1995 e 1996. À época, tanto Cabrera como Garcia eram do então Partido da Frente Liberal (PFL), que deu origem ao DEM. Paralelamente, outros nomes surgem para ocupar a vaga de Sampaio, caso Alckmin não opte por uma escolha política, preferindo técnicos. Entre eles, estão o do presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cesário Ramalho da Silva, o do ex-presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho, que já foi secretário de Agricultura na década de 1980, e o do ex-ministro da Agricultura Marcus Vinícius Pratini de Moraes.

Sair da versão mobile