Silval Barbosa é eleito governador de Mato Grosso

Em Mato Grosso, a eleição também foi definida em primeiro turno. O governador Silval Barbosa, do PMDB, foi reeleito com pouco mais de 51% dos votos válidos. Em praticamente todo o Estado, os eleitores não encontraram problemas para votar.

Cerca de 2 milhões de eleitores eram esperados nos 1.537 locais de votação distribuídos pelos 141 municípios de Mato Grosso. Em torno de 21% não compareceram às urnas. Em Cuiabá, quem saiu de casa para votar encontrou um dia nublado, com temperatura amena.

A tranquilidade marcou o dia de eleições em todo o Estado. Das mais de 6,4 mil urnas, apenas 56 apresentaram problemas e tiveram que ser substituídas. Em uma seção em Peixoto de Azevedo, a votação teve que ser concluída com cédulas, o que não atrasou o início da apuração dos votos.

A cada atualização dos números, o público comemorava o desempenho dos seus candidatos. No duelo para governadorm, a emoção se estendeu até momentos antes do fim da contagem dos votos.

Pouco mais de quatro horas depois do início da apuração dos votos, a confirmação: vitória em primeiro turno de Silval Barbosa, do PMDB, atual governador de Mato Grosso. O resultado confirma o que vinha sendo apontado pela maioria das pesquisas realizadas no Estado e alivia àqueles que torceram pelo candidato, já que por muito pouco a disputa não foi prorrogada para o segundo turno.

A chegada de Barbosa ao local da apuração dos votos causou certo tumulto. Sob muitos holofotes, o governador, que durante a campanha prometeu investir na industrialização e na melhoria da infraestrura do Estado, voltou a se comprometer com o desenvolvimento do agronegócio:

? Eu disse muito isso no meu programa de governo. Que nós temos que agregar valores a nossa produção. Isso nós vamos fazer e fazer a integração do Estado, através da continuidade do programa Estradeiro, que é chegar com uma ligação asfáltica em todos os municípios.