A área plantada com soja na safra 2022/23 deve ter aumento de 1 milhão de hectares. É o que prevê a consultoria AgRural. Trata-se da primeira estimativa da empresa para o espaço destinado às lavouras do grão.
Se o número for confirmado, representará aumento de 2,5% ante a área semeada na temporada 2021/22, que foi de 40,9 milhões de hectares, atingindo 41,9 mi/ha.
Impactos para a soja
Embora o aumento seja considerável, é o menor desde a safra 2017/18, conforme a analista de mercado da AgRural, Daniele Siqueira.
- Custeio da produção de soja em MT aumentou 65,7% em um ano
- Novo fertilizante fosfatado aumenta a produtividade da soja
“Isso ocorre porque estamos em cenário de custo de produção mais alto e os preços começam a ceder. Mesmo assim, em cenário de dificuldades, especialmente em fertilizantes, o Brasil vai aumentar a área de soja, mas não tanto como nos últimos anos”, disse.
Estimativa para o milho
Para o milho verão 2022/23, a consultoria estima, preliminarmente, estabilidade na área semeada. “É a cultura que não tem mais tanto espaço para aumentar ou diminuir tanto a área. Já chegamos no limite de área algumas regiões”, ressalta Daniele.
Segundo ela, houve um pequeno incremento na área na safra passada. “Para 2022/23, a área vai depender ainda do comportamento do milho na entrada da safrinha 2021/22 e dos preços que estão em queda”, aponta.
No entanto, a analista ressalta que as estimativas da empresa para o milho verão 2022/23 ainda não estão fechadas.
Para a segunda safra de milho 2022/23, as previsões devem ser conhecidas somente em dezembro. “Vai depender do comportamento do preço do milho e das exportações”, pontua.