Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Soja: chuva de 80 mm na região Sul pode ajudar na finalização do plantio

Também há previsão de volumes consideráveis para as demais regiões do país

tempo, frente fria, chuva, lavoura soja, chuvas
Foto: Rúben Duarte

O modelo meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê canal de umidade da Região Norte até a Sudeste, passando pelo Centro-Oeste, entre esta terça-feira (16) e o dia 23 de novembro. A previsão geral é de volumes elevados de chuva. Confira como vai ficar o tempo em cada região:

SUL

Os maiores acumulados previstos são próximos aos 80 mm e se concentram no leste de Santa Catarina, nordeste e oeste do Rio Grande do Sul e norte do Paraná, com possibilidade de tempestades e queda de granizo na parte centro-oeste do Rio Grande do Sul, entre terça (16) e quarta (17). Essa umidade pode ajudar na finalização do plantio da soja, que está em 30% no Rio Grande do Sul, 92% no Paraná e 67% em Santa Catarina. Os dados são de levantamento da consultoria Safras & Mercado, computados na última sexta-feira (12).

SUDESTE

Os maiores acumulados de chuva podem ocorrer no centro-oeste de São Paulo (85% da área de soja plantada, conforme a Safras & Mercado) e centrossul de Minas Gerais (78%), com acumulados acima de 80 mm, principalmente entre os dias 19 e 20 de novembro.

CENTRO-OESTE

São previstos acumulados de chuva em áreas ao sul de Goiás (92% da área semeada) e de Mato Grosso (99%) e norte do Mato Grosso do Sul (96% da área), variando de 80 a 150 mm, com possibilidade de ocorrência de ventos fortes.

NORTE

Os maiores acumulados de chuva concentram-se nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia, variando de 80 a 150 mm, podendo alcançar aproximadamente 200 mm em áreas pontuais do centrossul do Amazonas e Rondônia, com previsão de ocorrência de chuvas intensas.

NORDESTE

Na Região Nordeste, os maiores volumes de chuvas irão se concentrar no sul da Bahia (68%) e na área do Matopiba (Maranhão – 69%; Tocantins – 68%; Piauí – 41%; e Bahia – 68%), com acumulados de chuva entre 40 e 60 mm.

 

 

Sair da versão mobile