Soja Brasil

Soja: exportação da Ucrânia será a maior das últimas cinco safras

Os maiores importadores da soja ucraniana são a União Europeia e a Turquia. Próxima safra deve ter expansão de área semeada

A exportação de soja da Ucrânia em 2022/23 deve ser a maior das últimas cinco temporadas. De acordo com a APK-Inform, as exportações são estimadas em 2,66 milhões de toneladas, cerca de 91% acima da temporada anterior.

Os maiores importadores são a União Europeia, com 48%, e a Turquia, com 37%. Na temporada atual, os agricultores ucranianos estão aumentando o cultivo da oleaginosa. A produção foi estimada em 4 milhões de toneladas.

Na próxima temporada, a safra de soja pode aumentar. De acordo com as previsões da APK-Inform, a área de plantio pode ser expandida para 1,7 milhão de hectares e a colheita pode chegar a 4,2 milhões de toneladas, sendo a maior dos últimos quatro anos.

Se as estimativas se confirmarem, a produção ucraniana da oleaginosa pode chegar próxima a dos estados brasileiros de São Paulo e Tocantins, cuja projeção de colheita para a safra 22/23 é de 4,8 milhões de toneladas cada.

Lembrando que a Ucrânia possui um território de 603 700 km². Sua área é superior à soma de Espanha e Portugal. Em comparação com o Brasil, é um pouco maior do que o estado de Minas Gerais.