Até a última sexta-feira (19), a consultoria Safras & Mercado apontava o plantio da soja no Piauí em 50% da área. No entanto, de acordo com o presidente da Aprosoja-PI, Alzir Pimentel Aguiar Neto, a ocorrência de chuvas abundantes e regulares no estado desde meados de outubro fizeram com que os trabalhos avançassem em ritmo acelerado nos últimos dias.
“Chegamos a mais de 90% da área semeada, podendo finalizar o plantio dentro do mês de novembro. Geralmente, no Piauí, o plantio se estende até dezembro, o que também aponta um crescimento para área de milho segunda safra. A regularidade da chuva tem garantido uma padronização da germinação”, comenta.
De acordo com ele, o estado terá um aumento de até 8% de área plantada com soja nesta safra 21/22. De acordo com apontamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área estimada no estado gira em 893,2 mil hectares.
Abertura da colheita no Piauí
Aguiar Neto lembra que o Piauí vai sediar pela primeira vez a Abertura Nacional da Colheita de Soja, evento anual realizado pelo Projeto Soja Brasil e pela Aprosoja. “Muito nos orgulha porque é um evento nacional e vamos poder receber os colegas das Aprosojas estaduais, receber os produtores e mostrar um pouco do que vem sendo desenvolvido no Piauí. Nós somos o caçula na produção de soja. Somos a última fronteira agrícola e vamos mostrar um pouco da técnica do produtor piauiense, mostrar um pouco da infraestrutura da região e o que estamos vencendo em relação aos gargalos de infraestrutura e produção”.
Além disso, o presidente conta que questões relacionadas à segurança jurídica e casos de grilagem de terra também serão abordados no evento.