A região Sul do país segue com previsão de muitas chuvas nestes dois próximos dias. Algumas cidades devem receber mais de 100 mm acumulados. Enquanto isso, no Sudeste as chuvas se intercalam com o tempo firme, mesma condição do Centro-Oeste. Na Bahia, o tempo seco segue castigando as lavouras de soja do estado.
Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.
SUL
A quarta-feira será marcada por muitas chuvas em toda a região Sul. Os maiores acumulados devem ocorrer no centro-sul do Rio Grande do Sul, tanto que cidades como Dom Pedrito, por exemplo, podem receber temporais com até 125 mm acumulados, divididos entre a madrugada e o fim da noite, quando voltará a chover forte.
Na quinta-feira ainda chove forte nos três estados do Sul, só que desta vez os maiores acumulados ocorrem no noroeste do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina. Em Panambi (RS), por exemplo, os acumulados no dia podem passar facilmente dos 100 mm. Já no centro-sul gaúcho o tempo volta a ficar firme e seco.
SUDESTE
A quarta-feira deve ser marcada por chuvas em praticamente todo estado de São Paulo e parte do triângulo mineiro. Os maiores acumulados ocorrem na parte oeste paulista. Mas, de maneira geral, as chuvas não devem ser muito volumosas e serão manchadas. O restante de Minas gerais segue com tempo seco.
Na quinta as chuvas devem afetar apenas uma faixa que vai desde o noroeste paulista e parte do triângulo mineiro até o leste de São Paulo. As demais áreas devem seguir sem chuvas.
CENTRO-OESTE
Na quarta-feira, temporais ganham força no sul de Mato Grosso do Sul, especialmente na fronteira com o Paraguai, que chove ao longo do dia. Em outras áreas do Centro-Oeste segue a condição para calor e chuva em forma de pancadas isoladas a partir da tarde, com trovoadas, mas grandes acumulados.
A quinta-feira segue com chuva espalhada pela região, mas com acumulados mais elevados na metade sul de Mato Grosso do Sul, onde há previsão de transtornos, como alagamentos e deslizamentos em áreas de risco. Também não se descarta a chance de temporais isolados nas outras áreas do Centro-Oeste. Apenas o nordeste de Goiás é que fica com tempo aberto, ensolarado e quente.
NORDESTE
Na Bahia, nada de chuvas, mais uma vez. No Piauí as instabilidades devem ocorrer na parte oeste do estado, divisa com o Maranhão, que além destas chuvas , também terá chuvas em todo o centro-sul do estado. Os acumulados nos dois estados não são tão grandes.
A quinta-feira promete chuvas na parte de cima da região oeste da Bahia, mas estas previsões para o dia seguinte na região Nordeste não têm se confirmado. No Piauí deve chover com maior intensidade na parte leste do estado. Enquanto no Maranhão chove em toda a parte centro sul.
NORTE
Quarta-feira tem previsão de acumulados altos de chuva no leste do Amazonas, Pará e Amapá, com condição para temporais isolados no decorrer do dia. Entre o Acre, Rondônia e Tocantins, também deve chover, mas de maneira isolada e com baixos volumes. Por outro lado, o tempo firme predomina ainda em boa parte do estado de Roraima.
Na quinta-feira, tempo seco ainda em grande parte de Roraima, com temperaturas muito elevadas. Volta a abrir o tempo também na porção sudeste do Tocantins, por causa da presença de uma massa de ar seco no Nordeste do Brasil. Por outro lado, os temporais continuam na maior parte da região Norte, que ocorrem no decorrer do dia, só que com intensidade maior à tarde. Os maiores acumulados de chuva ocorrem pelo Pará, Amazonas, Amapá e Rondônia.