Estão previstos muitos temporais para Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais até a próxima quarta-feira (16). Por conta da formação de um ciclone extratropical, que vai dar origem a uma nova frente fria, volta a chover neste fim de semana na região Sul. Assim, os destaques são o oeste do Paraná e norte de Rio Grande do Sul.
Essa precipitação vem acompanhada de rajadas de vento e chance de queda de granizo. Tais fenômenos podem fazer com que os produtores optem por interromper os trabalhos em campo na região.
Já no Centro-Oeste a chuva também se fará presente, o que é bastante positivo, já que muitos agricultores estavam sentindo falta de umidade mais distribuída, sendo que, inclusive, muitos desistiram na segunda safra com o milho por temerem perder a janela ideal de plantio.
Dos dias 17 a 21 deste mês, a tendência permanece a mesma, com a chuva e temporais posicionados entre Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, no Matopiba, Pará e Amazonas. De 22 a 26 de novembro, o corredor de umidade no Brasil central pode se acentuar. Esse regime de chuvas é típico de anos de La Niña.
Com isso, os maiores acumulados ficam, mais uma vez, em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Bahia, com volumes de até 50 mm.