As lavouras de soja estão se desenvolvendo bem em Sorriso, no norte de Mato Grosso. Segundo Sérgio Rubin, da Boa Safra, o tempo tem sido até um pouco chuvoso demais. “Mas tivemos quatro dias de sol, que ajudaram a secar o solo”, destaca. “As lavouras estão bonitas”, acrescenta.
Segundo ele, dia 25 de dezembro já deve começar a colheita de soja das lavouras precoces. “E, a partir de 5 de janeiro, cerca de 30% dos produtores já devem estar colhendo”, projeta. Até o momento, a perspectiva é de uma boa safra em Sorriso.
O Projeto Soja Brasil já havia alertado sobre possíveis problemas da chuva que atinge o Centro-Oeste e o Norte do Brasil entre o final de novembro e início de dezembro. O alerta é que o volume excessivo de água pode prejudicar a aplicação de defensivos nas lavouras de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A previsão é que até o próximo sábado (4), a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) reforce esse cenário. Assim, a chuva permanece mais volumosa da faixa que vai da Bahia até Rondônia, com acumulados de 70 mm a 100 mm.